Arco de pua ou furadeira

Furadeira é um antigo utensilio manual que era usado para fazer furos em madeira, denominado de Arco de pua, a ferramenta em sua geometria, tem uma estrutura de  madeira ou aço em formato de arco com  porta broca. O seu funcionamento é feito com movimentos circulares através de uma das mãos. Até nos dias de hoje encontra-se a venda  essa ferramenta. 

A primeira furadeira elétrica que sem tem noticiado foi fundada por Wilhelm Emil Fein em 1895, a partir daí vieram outros  empreendedores naquela época a produzir ferramentas elétricas. As furadeiras atuais ganharam mais sofisticação, como impacto, controlador de velocidade, reversão e mandril sem chave e, necessidades diferentes, como hobby, profissional e industrial. 

Com o passar dos anos e os avanços da tecnologia, foi percebido que havia a necessidade de equipamentos mais potentes, daí o surgimento dos marteletes rotativos, cuja função é fazer furos em concreto com menos esforço, podendo até ser empregada uma pequena pressão na empunhadura com a palma da mão.

Não existe no mercado um equipamento com came (arraste) que fure concreto, lage e alvenaria com tamanha eficiência quanto os marteletes rotativos. As furadeiras convencionais, o sistema de impacto é feito através de engrenagem e came, essas duas peças se encaixa com os entalhes que fica na engrenagem e os do came que fica preso no fixador, fazendo com que movimentos bem rápidos a engrenagem fique pulando no came e fazendo barulho muito alto  dando a sensação que está furando perfeitamente. Já os marteletes rotativos o sistema são composto de pistão, anel o`rings, batedor, cilindro e etc. o operário não precisa colocar força no equipamento bastando fazer uma leve pressão no corpo da máquina.

Fonte:

 Wikipédia, a enciclopédia livre.